sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mais dicas de alongamentos

Olá pessoal, pesquisei na net e encontrei imagens de alongamentos que costumo fazer junto com o grupo de dança da minha igreja, os alongamentos nos ajudam a soltar mais os movimentos e nos dão mais flexibilidade, lembre-se respeite seu limite, use roupas folgada de tacteu ou malha, use roupas compostas, que não mostre nenhuma parte do seu corpo e nunca faça alongamento de roupa jeans ou brim, o melhor é malha.

PARA VER AS FOTOS MAIOR, CLIQUE SOBRE A FOTO E AGUARDE ELA ABRIR, DEPOIS SALVE E VOLTE PARA SALVAR AS OUTRAS.
ATENÇÃO:Cada alongamento deve ser feito pelo menos oito segundos de cada exercício, se não não tem efeito.












FONTE:www.google.com.br

Dicas para Praticar "Espacate"


Um dos meus maiores sonhos era fazer o espacate, treinei, alonguei por muito tempo, mim machuquei, mas Deus abençou que eu aprendi,e estou escrevendo esse topico para te auxilar a aprender esse movimento, mas lembre-se respeite seu limite, nunca tente fazer nada que o seu corpo não suporte, como eu falei levou meses para eu aprender, então não de um dia para o outro que vc aprende a espacar, exige treino e perseverança, até hoje, as vezes quando vou espacar não consigou, ou dói rsrs...., ou seja pratique e treine muito.

Exercicios para desenvolver espacate.

O primeiro tipo de exercício é o já tradicional “abrir a perna até onde der, segurar uns 30 segundos, relaxar a musculatura, repetir forçando um pouco mais a abertura”. Nesse caso, é importante que você possa sempre se apoiar em algum lugar, para evitar qualquer tipo de acidente. Seja numa barra da parede, seja no chão, é importante que você consiga se proteger contra eventuais escorregões.


Para esse típo de exercício, faça em três posições diferentes: com as pernas abertas lateralmente (tipo, igual o Van Damme da imagem acima), mas com a sola do pé pra baixo; do mesmo jeito, mas com os pés para cima, apenas o calcanhar no chão; e abertura frontal, com uma perna pra frente, e outra pra trás.

O segundo método requer a ajuda de um amigo (se possível, um amigo de confiança). Encoste na parede, e peça para ele ir levantando uma das pernas, forçando a abertura. Isso, tanto na abertura frontal, quanto na lateral. Ao chegar no máximo, mantenha por uns 30 segundos. É importante que você mantenha seu corpo o mais reto possível, encostado na parede, e não dobre o joelho da perna que estiver no chão, para evitar lesões.

O terceiro método é, logo após já ter uma abertura razoável, ficar dando ‘chutes’ no ar, forçando a abertura. Isso é útil principalmente para aberturas frontais. Faça 20 vezes cada perna, em três séries.

Esses exercicios mim ajudaram muito a desenvolver o espacate, espero que ajude vc, e lembre pratique com responsabilidade, e não force alem do seu limite, respeite-o, as vezes leva tempo, mas sempre ore a Deus para te abençoar com flexibilidade.


Fonte: http://hajime.guravehaato.info/academia/como-treinar-abertura-de-perna-e-fazer-espacate/

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Receba a Unção Sem Limites, Para Pregar o Evangelho Através da Dança

Unção Sem Limites


Na casa do Senhor, se algo não tiver unção não vai para frente, inclusive o grupo de dança, pois se o grupo não tiver a unção do Espirito de Deus, vai passar o que para as pessoas? apenas passos bonitos? mostrar que sabe dançar? Não........... vc e seu grupo devem sempre estar cheio do Espirito Santo, e como pode isso acontecer?
É facil retire uam tarde de domingo onde todos do grupo possam ir, e faça um momento de busca, coloque um cd no som tocando musica de adoração, cançoes que nos levam a ter intimidade com o Pai, por exemplo Yeshua (Fernandinho), Poderoso Deus (Santa Geração), Espirito Santo (Fernanda Brum) e muitas outras cançoes que podem nos levar a dimensão do sobrenatural.
Ministre o batismo do Espirito Santo sobre cada um do grupo, peça a Deus para derramar óleo novo sobre o grupo.
E voce ver que grande transformação ira acontecer no seu grupo..., quando voces estiveram dançando, pessoas serão batizadas com Espirito Santos, enfermidade sairão, demonios serão expulsos, coraçoes serão quebrantados, pessoas irão se converter... msa se o grupo não tiver cheio do Espirito Santos, as coreografias não passarão de simples passo, mas com o Espirito Santo em vc, não sera apenas uma dnaça mas o mover de Deus na sua igreja.

QUE JESUS TE ABENÇOE D+++++++++++++++

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Trazendo o Governo de Jesus

Trazendo o governo de Jesus

Declaração de Lousane: O Evangelho é a possibilidade do ser humano se colocar novamente debaixo do governo de Deus.
Isaías nos diz que o governo está sobre os seus ombros (ISA 9:6)
A igreja historicamente tem perdido a referencia do governo de Jesus, o qual tem sido trocado pelo governo dos homens.
A) O que leva um líder a querer exercer o seu próprio governo sobre a Igreja do Senhor?
1. Falta de conhecimento do senhorio de Jesus (Mat 7:21)
2. Falta de conhecimento bíblico sobre quem é o dono da Igreja (minha Igreja?) (Wittgenstein) (Mat 16:18)
3. Desejo de realização pessoal. (Status, financeiro, familiar) (I Ped 5:2)
4. Desejo de exercer poder e domínio sobre outros (manipulação). (Atos 8:18)

B) O que a bíblia nos diz sobre o governo de Jesus na Igreja neo-testamentaria?
- É conhecido na pessoa do Espírito Santo através da vida de oração (Atos 13:1-2)
- É vivenciado em uma liderança plural (Atos 15:12-13)

C) Inimigos do governo de Jesus na igreja local:
- Falta de oração na liderança
- Pecados não confessados
- Falta de transparência com os parceiros ministeriais
- Não vulnerabilidade (Davi e o garoto)

D) O que o governo de Jesus traz?
- Visão da universalidade da Igreja
o O Reino de Deus
o Autoridade Apostólica e profética (fundamentos)
o Chamado para a comunhão no Senhor
- Direcionamento especifico no ministério
- Cura para as famílias
- Alcance natural das nações

Para o governo de Jesus valer em nossos ministérios temos que ter coragem de abrir mão de qualquer coisa que está distorcendo os princípios bíblicos de governo.

Autor: Gerson Freire
Fonte:www.dancapelasnacoes.com.br

Propostas de Dança na Bíblia

Propostas de Dança na Bíblia


1. Dança Processional: Era feita em fila ou de maneira alinhada com uma harpa ou instrumento de corda indo até em volta do altar, e se movia de maneira circular.Sl.48.12; 42.4.

2. Procissão de Lamentação: Era feita com um flautista e duas pessoas que lamentavam. Essa era uma dança de jejum na assembléia solene. Lc. 7.32; Am. 5.16; 2Cr 35.25.

3. Dança e Canções de libertação: Conforme a dança de libertação avançava, os pés iam sendo usados junto com palmas, brados, sacudidas e fortes pisadas.Sl.32,7; 1Cr.15.16; Is.13.2; 26.6; 2 Sm.22.40-45; Sl.114.6.

4. Dança de Procissão de Escalada ou Entrada: São também chamadas canções de degraus Sl.120 a 134. A dança no Sl.68:25 era feita em fila ou de maneira alinhada e é um chamado à adoração.Feita no caminho do templo. Sl.68.24-25; Is.30.29; 1Cr.15.29; 2 Sm. 6.14-23.

5. Processional de Casamento: Era feita de maneira processional até a casa do noivo pela noiva e suas damas. Mais tarde na cerimônia havia uma tradicional dança em volta do noivo e da noiva. Ct.3.11; Is. 61.10; Gn. 24.61

6. Dança de Festa: A dança de Festa era acompanhada por harpas e tamborins, essa dança era feita em círculo.Sl 118.27

7. Dança de Dedicação: Era uma dança em roda feita na dedicação do templo.Jr.31.4; Sl.30.11; Ne 12.27

8. Dança de Saudação: Era geralmente feita por mulheres para saudar o sábado. Jz.11.34

9. Dança de Vitória: Era geralmente feita por uma companhia com coros e repetições. Grande regozijo. Havia muitos ramos de palmeiras sendo agitados pelas pessoas durante a dança de vitória. Ex.15.20; 1Sm.18.6, 1Cr.15.29

10. Dança de louvor e Adoração: Era uma dança de roda em coro, algumas vezes feita em solo. Sl.149.3; 150.4; 96.9; 30.11.

11. Dança de Unção: Era feita com uma flauta para trazer a presença do Senhor.1Sm.10.5-10.

12. Danças Masculinas: Geralmente aconteciam durante a colheita e grandes experiências de guerra, assim como em dias de festa. Is.9.3; 61.10; Jr.31.13


Autor: Gisela M. Kohl Matos
Fonte: www.dancapelasnacoes.com.br

O que fazer para comprar roupas?

Como líder de dança, sei como é dificil para fazermos nossas vestes, por isso vou compartilhar uma ideia para vc fazer para gerar dinheiro para comprar tecidos para fazer as vestes do ministerio.
Primeiro fale com o Pastor da igreja se ele aceita que vc's façam cantina no fim do culto, se ele autorizar junte com o pessoal do grupo, peça uma contibuição de R$ 5,00 a cada um para iniciar, e vc pode fazer sorevet para vender no fim do culto, principalmente o culto de domingo, faça e venda a R$ 1,00 a taça com 3 bolas, vai gerar muito dinheiro, pois todos gostam de sorvete, faça tambem no culto dos jovens, é barato e da lucro.
Confira abaixo uma recita barata de sorvete, e é uma delicia:

Receita de sorvete
· Ingredientes

· 1 lata de leite condensado
· 1 lata de creme de leite
· 1 gelatina(qualquer sabor)


· Modo de Preparo
1. Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira
2. Depois que pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite
3. Bata bem
4. Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo
5. Depois de congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso
6. Volte para o congelador
7. Está pronto, um sorvete fácil, prático e gostoso

Sugestão
Uma dica pra bater na batedeira é cortar o sorvete...como ele fica cremoso...cortei em cubinhos...e ficou + fácil de bater.
30min
20 porções


Espero que goste e te ajude bastante.

Veja que Lindo

Como eu digo, criatividade é uma benção, veja que linda imagem, veja como o tecido vermelho da um lido efeito na apresentação, se vc prestar bem atenção as meninas estão parecendo os anjos que ficam em cima da aarca da aliança... veja que quando vc poe adereços, como tecido fitas bambolê, arcos com fitas as dança nos da uma linda visão nas apresentações.

VEJA QUE LINDA FOTO

Dica do Mês de Fevereiro

Olá amados, nesse mês de fevereiro indico a música "Rio" de Nívea Soares, do Cd RIO

Confira a letra da música abaixo
Rio
Nívea Soares
Composição: Nívea Soares

Rio de Deus
Flua pelas ruas
Rio de Deus
Flua através de mim
Trazendo justiça, paz, alegria
Manifestando graça, misericórdia

Rio de Deus
Suba pelos morros
Rio de Deus
Brote dos desertos
Trazendo justiça, paz, alegria
Manifestando graça, misericórdia

(Refrão)
Pai de amor
Tu és bem-vindo neste lugar
Doce Jesus
Tu és bem-vindo neste lugar
Espírito Santo
Tu és bem-vindo neste lugar
Flua em mim
Tu és bem-vindo neste lugar

Rio de Deus
Entre pelas grades
Rio de Deus
Rompa as prisões
Trazendo justiça, paz, alegria
Manifestando graça, misericórdia

Rio de Deus
Cure os enfermos
Rio de Deus
Inunde as nações
Trazendo justiça, paz, alegria
Manifestando graça, misericórdia

* (Refrão)

Deixa fluir o Rio, Rio, Rio de Deus
Deixa fluir o Rio, Rio, Rio de Deus
Aquele que crê em mim, do seu interior fluirão Rios
E aquele que tem sede venha e beba da Água da Vida
Aquele que crê em mim, do seu interior fluirão Rios
E aquele que tem sede venha e beba da Água da Vida

Deixa fluir o Rio, Rio, Rio de Deus
Deixa fluir o Rio, Rio, Rio de Deus
Deixa fluir o Rio, Rio, Rio de Deus
Deixa fluir o Rio, Rio, Rio de Deus

Dica para apresentação: Como vc pode ver a musica fala de rio e águas, voce pode usar um tecido azul de pano leve, que pode simbolizar um rio, faça passos espontaneos, simbolizando vc se entregando ao rio do Senhor, a musica fala do rio invadir naçoes, prisoe, vc pode usar um globo ou uma bandeira do Brasil, para simbolizar o rio de Deus inudanndo o Brasil.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mais dicas de Roupas

Olá amados, fiz uma pesquisa no Google essa semana e encontrei lindos modelos de roupas... confira abaixo, mas lembre-se do que falei no primeiro topico sobre roupas, as roupas são identidade do ministerio então não copie, use sua criatividade e imaginação, essas fotos vc usa de base para criar suas vestes, pois nosso Deus nos presentei com muita criatividade, então não copie, crie, invete....
E além das ideias de roupa, vc pode ver nas fotos idéias de passos para dança e posiçoes finais tambem.















Mais uma sugestão de Livro e Dvd

Esse DVD é Maravilhoso, aprendi muito com ele, o DVD "Paredes" Do ministerio Rhema

DVD ESPETÁCULO PAREDES
O espetáculo PAREDES fala das estruturas da alma que são construídas ao longo da nossa vida através das vivências do cotidiano
Descrição
PAREDES - Duração aprox. 00:46 minutos

O espetáculo PAREDES fala das estruturas da alma que são construídas ao longo da nossa vida através das vivências do cotidiano. A personagem central que está sempre rodeada por suas experiências de vida, busca o equilíbrio e a compreensão de si mesma, refletindo sobre sua existência e descobrindo no Criador a resposta para seus questionamentos e dúvidas.

Áudio: 2,0 e 5,1

Formato de Tela: 16:9

Extras: Abrindo a Porta | Espetáculo Comentado | Visão | Trailer Rute o Ballet | Galeria de Fotos.

Legendas: Português, Inglês e Espanhol

COREOGRAFIAS:

.Buscando Respostas
.Gestação
.Amigos
.A Qualquer Preço
. Prisões
.Consciência
.Reflexões
.Clamor
.Resposta
.Conhecimendo o Seu Amor
.Nova Vida


Esse Livro é muito bom para que trabalha com dança:

Adoração Criativa - Adriana Pinheiro Diogo


Neste Livro, Adriana Pinheiro, atriz, diretora da Cia. Rhema de Teatro e Dança, coreógrafa e pastora, nos mostra um caminho e um referencial na organização dentro das igrejas de grupos de adoração, sejam de música, dança ou teatro. Nas páginas deste livro, mais do que simples técnicas, a autora nos oferece sua trajetória de sucesso.
Descrição

AS ARTES E AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS sempre estiveram associadas ao cultos e à adoração a Deus. Homens e mulheres de todas as épocas esculpiram, pintaram, tocaram, compuseram, encenaram e exercitaram diversas outras modalidades artísticas como expressão de seu amor ao Deus Todo-Poderoso.

Infelizmente, muitos cristãos sinceros, no afã de fazer o melhor para seu Senhor, foram severos demais ou permissivos demais. Em seus excessos, muitos impediram que a adoração em forma de arte alcançasse perdidos, restaurasse vidas, revelasse o amor de Cristo e gerasse novos adoradores, Outros tantos, confiados apenas em seus sentimentos e sem apego à santidade e à palavra da vida, por vezes transformaram o culto em espetáculo, a adoração em performance e a fé em técnica.

Neste Livro, Adriana Pinheiro, atriz, diretora da Cia. Rhema de Teatro e Dança, coreógrafa e pastora, nos mostra um caminho e um referencial na organização dentro das igrejas de grupos de adoração, sejam de música, dança ou teatro. Nas páginas deste livro, mais do que simples técnicas, a autora nos oferece sua trajetória de sucesso.

Reconhecida internacionalmente por sua vivência e excelência na organização de grupos de teatro e dança, a autora se propõe a compartilhar com você sua experiência e mostrar os caminhos para a formação de equipes sadias, alinhadas com o propósito bíblico e focadas na verdade do evangelho.


PARA ADQUIRIR ESSE PRODUTOS COPIE O LINK ABAIXO E COLE NO LUGAR DO NOME DO SITE E VC SERA DIRECIONADO PARA O SHPPING DO MINISTERIP
O RHEMA
LINK:
http://www.festivalrhema.com.br/shopping/

Objetos na Dança

Ola, este topico é para dar algumas sugestoes de objetos que vc pode usar nas ministraçoes de dança.
1º Você pode usar fitas para formar uma estrela de similar a da bandeira de Israel, vc pode usar em fim de danças ou inicio, abaixo veja uma foto com exemplo.

2º Você pode usar tecidos durante as ministrações, e uma opinião pessoal, fica LINDO, da mais sentido e vida a uma ministração, por explo se vc estiver dançando uma musica que falade águas, rios, chuva use tecidos azuis, se a musica falar de fogo ou sangue use tecidos vermelho.
Outra dica consiga um tecidio de 4 metros por 1,5 e outro de 2 metros por 1,5 e voce pode fazer uma cruz utilizando 4 pessoas para segurar os tecidos na borda. abaixo algumas fotos de uso de tecido.


3º Você pode usar guarda chuva nas danças, se a musica falar de chuva, ou ate da proteção de Deus, fica lindo um espontaneo de uma canção que fala de proteção e usa-se um guarda chuva.

4º Usar fita nas danças é d+ veja alguns exemplos


5º Outra cois otima para vc usar é bolas ou globos, em musicas que falaem de nações, de criação...

6º Luvas com fitas dão ótimo efeito, dependendo da cor, amarelo pode simbolizar óleo, vermelho fogo ou sangue,e dão muita diferença na dança.



espero que te ajude. fica ma paz

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Para o Líder do Grupo de Dança

PROCESSOS NA VIDA DE UM LÍDER

Temos um chamado da parte do Pai e para exercermos nossa missão, de forma digna de sermos conhecidos como filhos de Deus, é necessário que façamos a nossa parte. Veremos alguns processos pelos quais temos que passar para solidificar a nossa conquista e nos tornarmos líderes decididos e que não erram a rota:

1. Batalhar pela fé

“Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.” (Judas 3)

Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, uma porção de fé nos foi dada. Porém, no decorrer de nossa caminhada com Cristo, muitas são as situações adversas que temos que enfrentar e para isso nos é necessário crer que ainda que as situações caóticas e as circunstâncias não sejam favoráveis, Yeshua é Aquele que nos guarda e Satanás não pode nos tocar, pois, Somos filhos de Deus e nascemos para vencer.

2. Rejeitar a imoralidade

“...assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” (Judas 7)

Somente o pecado pode destruir a sua vida e o seu ministério. A Igreja tem que andar em santidade e não pode aceitar menos do que isso. Não é mais hora de esconder as debilidades da alma, os desajustes, pelo contrário, é hora de abrir o coração para receber a cura e ter uma vida transformada.

Temos uma chamada da parte de Deus e para que ela alcance o êxito, por Ele projetado, é necessário buscar cura para as enfermidades através da pessoa do Espírito Santo.

3. Viver em unidade

“Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem...são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito.” (Judas 10-19)

A Igreja de Cristo não deve ficar envolvidas em contendas, não deve se levantar contra os ungidos do Senhor; todos os que se levantam contra os ungidos de Deus morrem. A Igreja deve andar em unidade, longe de porfias, disputas e qualquer situação que mão convém a santos.

Você, filho do Deus Altíssimo, foi chamado para andar guiado pelo Espírito Santo e não pelos seus sentimentos. É desejo do coração de Deus que o Seu povo viva em união.

4. Autoconsolidação

“Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 20-25)

Conectar-se ao Espírito. Ainda que lhe falte alguém no momento em que, aparentemente, você mais precisa, saiba que você nunca estará só. Mergulhe no rio de Deus e descubra que você estará sempre acompanhado pelo Senhor e é Ele quem o fortalece em todas as batalhas.

Decida, hoje, batalhar pela fé, rejeitar a imoralidade, viver em unidade e se autoconsolidar, pois Jesus pagou um preço muito alto, na cruz, pela sua vida. Conquiste o que é seu por herança

Que Deus te abençoe e que vc seja um ótimo líder ungido e aprovado pelo Senhor

Maquiagem

É muito bom as menias do grupo de dança usarem maquiagem para dançar pois valoriza mais as expressoes facias.
Vc que é lider escolha uma menina do seu grupo para ser responsavel pela maquiagem, pra criar e fazer as maquiagens quando houver apresentação.
Mas não se esqueça, se a sua igreja não permite uso de maquiagem não faça.

Abaixo uma dica de maquiagem:


· A distância entre a platéia e o altar geralmente prejudica a visão de nossas expressões faciais. Numa apresentação de dança, a expressão é importantíssima, como forma de "passar" qualquer sentimento ao espectador. A maquiagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). Por isso, damos aqui algumas dicas de como fazer uma maquiagem básica, mas que dará um excelente resultado:
· É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade. A intenção da maquiagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressão. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo, caído) existe uma maquiagem ideal. Procure saber a forma mais adequada de fazer a sua maquiagem. E lembre-se que a prática irá aperfeiçoar sua maquiagem!
1. Espalhe pancake ou base (do tom da sua pele) por todo o rosto. Cuidado para o pescoço e o colo não ficarem com a cor diferente.
2. Contorne os olhos pelo lado de fora da pálpebra com um lápis ou delineador preto. O traço de cima nunca se encontra com o de baixo, e nos cantos de fora dos olhos alongue os dois traços paralelamente.
3. Passe a sombra colorida logo acima da pálpebra, passando o pincel de dentro para fora (no sentido do nariz para as orelhas). O colorido da sombra não deve ficar apenas acima dos olhos, mas deve alongar-se um pouquinho para os cantos de fora. (Ver desenho)
4. Entre as sobrancelhas e a sombra colorida, passe uma camada de sombra branca, espalhando no mesmo sentido.
Todas as formas de se alongar os cílios são válidas (curvex, cílios postiços, etc.) O rímel é obrigatório!
5. O blush deve ser passado na diagonal boca-alto da orelha. Para isso, faça bico com a boca como quem vai dar um beijo, e onde a bochecha ficar funda passe o blush. Sempre de dentro para fora.
6. Se a sua sobrancelha for muito rala ou curta, aumente-a com um lápis preto ou marrom. Lembre-se que a sobrancelha no palco deve ser realmente longa, estendendo-se além dos olhos. Nunca alongue a sobrancelha para baixo, pois você fica com cara de choro!
7. O batom também é imprescindível. Tons escuros como marrom, vinho ou roxo podem deixar a boca preta no palco, quando a luz azul é refletida.
8. Um traço de lápis branco na parte de dentro da pálpebra inferior valoriza e abre o olhar.

Que Deus te abençoe

fonte: http://www.balletolindasaul.com.br